segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novos rumos para política de Marcelino Vieira: O plano B da atual gestão!


Ainda nem chegou às eleições estaduais e federais, mas o ar de preocupação com as eleições municipais já rodeia a prefeitura da pacata cidade de Marcelino Vieira-RN, aquela cidade que ficou sem a estátua de Santo Antônio, nem o pé do Santo. Tudo isso porque o prefeito municipal está sob liminar, o famoso “pendura” e a decisão do TSE pode sair a qualquer momento, podendo impedir a continuação da atual gestão e a abertura de novas eleições suplementares. Porém, mesmo que tudo ocorra bem como espera a atual gestão e a eleição suplementar não aconteça o grupo da situação de Marcelino Vieira não tem nomes fortes para disputar o próximo pleito em 2016.

Pois é, sendo cassado ou não, Ferrari fica impedido de concorrer às próximas eleições, ex-prefeito e líder do grupo, Iramar Oliveira, também não pode concorrer, devido a Lei da Ficha Limpa – Mas, ele comenta com seus aliados que vai mostrar a oposição de Marcelino Vieira-RN que será candidato, não sei como ele vai conseguir isto, todavia ele relata-, com esses nomes fora de cogitação não restando outras opções de peso para o apoio da atual gestão.

Uma prova dessa preocupação foi recente pesquisa interna de opinião realizada no município que pode nos dar uma ideia dos próximos candidatos à prefeitura de Marcelino Vieira. Esta pesquisa (e outras que virão) foi para avaliar e buscar os próximos candidatos ao pleito municipal, ou seja, o mais escolhido pelo povo, pertencente ao grupo.

De acordo com uma postagem do blog de uma das lideranças políticas de oposição, a Vereadora Veronica Rodrigues – outra que tem maior vontade de sentar novamente na cadeira do prefeito -, o grupo dela não contratou nenhuma empresa de pesquisa o que nos deixa claro que o interesse nesses dados é da atual gestão. Logo por que a oposição tem gente sobrando para este cargo e oficialmente Babau se declarou pré-candidato para o próximo pleito, os outros do grupo devem entender a decisão.

A pesquisa se fundamentava basicamente em duas perguntas, a primeira apontava nomes de lideranças políticas do município e pedia para o participante dizer em qual delas votaria, os nomes dos disputastes foram:


* o comerciante que disputou o pleito passado e lider da oposição do município Babau.
* a atual vice-prefeita e empresária Tâmisa Tébita,
* o vereador Chico Filho,
* o médico Dr. Geraldinho

Pela pesquisa, o primeiro (único) do grupo – membro - que eles visualizam como político ideal para a disputa, em se tratando de popularidade, confiança – o que o grupo prioriza -, etc. é Chico Filho, mesmo sendo novado neste ramo, ele demonstra a única aposta do grupo azul.

Existem outros nomes que possivelmente estão sendo apurados pelo líder da nação e que não foram citados na pesquisa. Acredito que isto faz parte da estratégica, os nomes serão avaliados separadamente em cada pesquisa, até mesmo para verificar as rejeições de cada nome.

A segunda pergunta pedia a opinião do entrevistado a respeito da sua satisfação para com a atual gestão, as opções de respostas eram: Boa, regular e ruim.

A preocupação do grupo da situação em manter os membros unidos é tanta que para a campanha de governo, eles decidiram apoiar os mesmos candidatos e isto é interessante e plausível, para reforçar a união dos membros, verificar a liderança que o grupo tem no município e até mesmo evitar confusão dos correligionários na decisão do voto, a famosa desagregação, como aconteceu na eleição de governo passada, na qual ficaram em barcos diferentes e que serviu de exemplo. Já a oposição não teve esta mesma preocupação em manter o grupo unido na eleição para governo, em acompanhar o líder. Isto não é bom para um grupo que pretende se tornar sólido, e já tivemos exemplos que quanto mais sólido o grupo em ideias e compromissos, melhor para disputar uma eleição, o mesmo se torna forte. A situação já compreendeu isto.

O fato é que diversas outras pesquisas ainda estão por vir, com alguns desses mesmos nomes, caso dê favorável ao financiado ou com nomes completamente diferentes. Acreditamos que essa preocupação não é para as eleições de 2016 afinal ainda falta 2 anos, o grupo deve está se preparando para uma futura eleição suplementar, ou seja, o grupo está se preparando para o pior que possa acontecer. Todos sabem que a batalha judicial continua e ambos os lados sonham vencê-la, mas se esse plano não se suceder ficaremos por algum tempo com essa a dúvida de quem será “O plano B” da atual gestão?






 Círculo de Fogo/Notícia Atualizada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário